quinta-feira, 27 de agosto de 2020

9 benefícios surpreendentes para a saúde do espinheiro-vinheto

espinheiro-vinheto

Berberis vulgaris, comumente conhecido como espinheiro-vinheto, é um arbusto que cultiva frutas vermelhas e verdes.

Se bem que a planta é nativa de regiões da Europa, África e Ásia, agora você pode encontrar em todo o mundo.

As suas bagas são usadas na medicina tradicional durante séculos para tratar problemas digestivos, infecções e problemas de pele.

Contêm diversos compostos benéficos, sobretudo berberina, que atua como antioxidante e pode ajudar a controlar doenças como a diabetes, combater as infecções dentárias, e tratar a acne (1)

Aqui há 9 impressionantes benefícios dos agracejos.

1. Alto em nutrientes

Os agracedos são altamente nutritivos. São ricos em carboidratos, fibras e várias vitaminas e minerais.

Em particular, as frutas são uma excelente fonte de vitamina C, um antioxidante que pode ajudar a proteger contra o dano celular, o que pode provocar doenças cardíacas e câncer (2)

Uma porção de 1/4 de copo (28 gramas) de agraceros secos contém 3):

  • Calorias: 89
  • Proteína: 1 grama
  • Gordura: 1 grama
  • Carboidratos: 18 gramas
  • Fibra: 3 gramas
  • Vitamina C: 213% do valor diário (DV)
  • Ferro: 15% da DV

Além disso, os agracejos contêm zinco , manganês e cobre, os quais são minerais traço que desempenham um papel importante na imunidade e prevenção de doenças (4)

A cor vermelho brilhante das bagas vem das antocianinas, que são pigmentos vegetais que podem melhorar a saúde do cérebro e o coração, entre outros benefícios.

2. Contém compostos vegetais benéficos

Os agracedos são ricos em berberina, um composto vegetal único que pode estar associado a vários benefícios para a saúde.

A berberina é um membro da família dos alcalóides, um grupo de compostos conhecidos por seus efeitos terapêuticos (5)

Os estudos têm demonstrado que age como um poderoso antioxidante, combatendo o dano celular causado por moléculas chamadas radicais livres (6)

Além disso, a berberina pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue, retardar a progressão de certas células cancerígenas, combate infecções e ter efeitos anti-inflamatórios (7)

Além disso, os agracejos contêm outros compostos que podem ter benefícios para a saúde, como outros alcalóides e ácidos orgânicos. No entanto, a maioria das investigações se concentraram na berberina.

3. Você pode ajudar a controlar a diabetes

Os agracedos, e, em particular, seu conteúdo de berberina, podem desempenhar um papel no controle da diabetes, uma doença crônica marcada por altos níveis de açúcar no sangue.

Especificamente, tem-se demonstrado que a berberina melhora a resposta das células ao hormônio insulina , que regula a quantidade de açúcar no sangue. Por sua vez, isto pode ajudar a reduzir seus níveis de açúcar no sangue (8)

Um estudo de 3 meses em 36 adultos com diabetes tipo 2, constatou que tomar 1,5 gramas de berberina por dia conduziu a uma redução significativa do 2% da hemoglobina A1c, uma medida de controle média de açúcar no sangue nos últimos 3 meses, em comparação com os valores de referência (9)

De fato, os pesquisadores descobriram que os efeitos benéficos da berberina sobre o açúcar no sangue e a hemoglobina-A1c foram comparáveis aos do medicamento tradicional para a diabetes metformina (10)

Outro estudo de 8 semanas, em 30 pessoas com diabetes tipo 2, encontrou-se que aqueles que receberam 2 mg de extrato seco do fruto do espinheiro-vinheto diariamente haviam reduzido os níveis de hemoglobina A1c e os níveis de açúcar no sangue significativamente mais baixos, em comparação com um grupo placebo (11)

No entanto, estes estudos se concentraram no suplemento de berberina e extrato de espinheiro-vinheto. Não está claro se o consumo de agraceros frescos ou secos teria efeitos comparáveis no controle do açúcar no sangue.

4. Você pode ajudar a tratar a diarreia

O espinheiro-vinheto foi usado para tratar a diarreia durante séculos.

Isto provavelmente se deva à sua alta concentração de berberina, que ajuda a retardar o trânsito das fezes através do intestino ao inibir certos receptores, evitando assim a diarréia (12)

De fato, um dos estudos em humanos mais antigos sobre a berberina descobriu que tratava a diarreia causada por infecções de bactérias, incluindo E. coli (13 )

Além disso, um estudo em 196 adultos com síndrome do intestino irritável predominantemente de diarréia (SII-D) descobriu que tomar 800 mg de cloridrato de berberina por dia diminuiu significativamente a freqüência de diarréia e a necessidade urgente de defecar, em comparação com um placebo (14)

Se bem que estes resultados são interessantes, se necessita de mais investigação em seres humanos para compreender melhor como a berberina e o espinheiro-vinheto podem ajudar a tratar a diarreia.

5. Pode proteger contra a síndrome metabólica

Comer barberries pode ajudar a prevenir a síndrome metabólica , que é um grupo de fatores de risco que aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes.

Em particular, o espinheiro-vinheto pode proteger contra a obesidade e os níveis elevados de açúcar no sangue, colesterol, triglicérides e pressão arterial, todos os quais são fatores de risco para esta síndrome.

Um estudo de 8 semanas, em 46 pacientes com diabetes tipo 2 descobriu que beber em torno de 7 onças (200 ml) de suco de espinheiro-vinheto por dia reduziu significativamente os níveis de pressão arterial, triglicérides, colesterol e açúcar no sangue, em comparação com um placebo.

Além de melhorar os fatores de risco para a síndrome metabólica, o espinheiro-vinheto pode ajudar a diminuir o estresse oxidativo em pacientes que já têm a doença.

O estresse oxidativo resulta do dano celular subjacente causado por moléculas chamadas radicais livres. Ter muito stress oxidativo, e não suficientes antioxidantes para combatê-lo, pode provocar doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Um estudo de 6 semanas em 106 pessoas com síndrome metabólica mostrou que tomar 600 mg de espinheiro-vinheto seco por dia diminuiu significativamente o estresse oxidativo em comparação com um placebo.

De acordo com estes resultados, comer frutas pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver fatores de risco para a síndrome metabólica, bem como a reduzir o stress oxidativo associado com ele. No entanto, ele precisa de mais investigação.

6. Bom para a saúde dental

Os estudos de provetes demonstraram que o extrato de espinheiro-vinheto pode combater a inflamação.

Isso é provavelmente porque a berberina age como um poderoso agente anti-inflamatório,

Portanto, pode ajudar a tratar doenças dentais inflamatórias, como a gengivite, que é marcada pelo acúmulo de placa, inchaço e irritação das gengivas.

Um estudo em 45 crianças entre as idades de 11 e 12 anos, descobriu que a aplicação de gel dental de espinheiro-vinheto durante 21 dias reduziu a placa e a gengivite significativamente mais do que um placebo.

O estudo também indicou que o gel de espinheiro-vinheto era mais eficaz que a pasta de dentes antiplaca tradicional, mas os resultados não foram significativos.

Estes resultados sugerem que os tratamentos de espinheiro-vinheto podem promover uma boa saúde dental, mas é necessária mais investigação.

7. Pode ter efeitos anticancerígenos

Existem várias maneiras diferentes em que os agracejos podem exercer efeitos anticancerígenos, todos os quais estão relacionados com a berberina.

Dado que a berberina atua como antioxidante, pode ajudar a combater o dano oxidativo subjacente associado com o desenvolvimento do câncer (28)

Além disso, a berberina pode causar a morte das células cancerosas, impedir a replicação das células cancerosas e inibir as enzimas envolvidas no ciclo de vida das células cancerosas.

Vários estudos de provetes têm demonstrado que a berberina impede o crescimento de tumores e inicia a morte celular em células de câncer de próstata, fígado, osso e seios humano.

No entanto, a pesquisa limita-se aos estudos de proveta, e são necessárias mais pesquisas para compreender melhor o papel potencial dos agracejos no tratamento e na prevenção do câncer.

8. Pode ajudar a combater a acne

O espinheiro-vinheto pode desempenhar um papel no tratamento da acne , uma doença da pele caracterizada por extrusões e espinhas inflamadas.

Especificamente, a berberina e outros compostos no espinheiro-vinheto podem ajudar a combater a inflamação e infecções associadas com a acne (Fonte confiável)

Um estudo em adolescentes com acne moderada a grave, descobriu que tomar 600 mg de extrato seco de espinheiro-vinheto por dia durante 4 semanas, reduziu significativamente o número médio de lesões, em comparação com um placebo.

O estudo concluiu que o extrato desta planta pode ser uma opção de tratamento segura e eficaz para adolescentes com acne, mas você precisa de uma pesquisa mais extensa.

9. Fácil de adicionar a sua dieta

Sabe-Se que os agracedos têm um sabor amargo, levemente doce e se podem comer crus, em compota ou como um componente de pratos de arroz e saladas. Você também pode apertar ou usar para fazer chá.

As formas suplementares de espinheiro-vinheto incluem cápsulas secas, extratos líquidos e pomadas ou géis feitos de frutas inteiras ou extrato de berberina. No entanto, devido à limitação de investigação em humanos, não existe uma dose recomendada para os suplementos de espinheiro-vinheto ou berberina.

Se bem que o espinheiro-vinheto geralmente reconhecido como seguro para a maioria das pessoas, há alguns relatos de que grandes quantidades ou altas doses suplementares podem causar desconforto no estômago e diarréia.

Além disso, não existem pesquisas sobre os efeitos do espinheiro-vinheto em crianças ou mulheres grávidas ou lactantes. Portanto, devem-se evitar os suplementos de espinheiro-vinheto ou berberina nestas populações.

Para colher os benefícios potenciais para a saúde do espinheiro-vinheto, tente usar bagas inteiras e frescas em sua cozinha.

Se está interessado em tomar um suplemento de bérberis ou berberina , primeiro consulte seu provedor de assistência médica e procure um suplemento cuja qualidade tenha sido testada por um terceiro.

Resumo

Os agracejos são as bagas vermelhas verdes da planta Berberis vulgaris .

Contêm um composto único chamado berberina, que atua como antioxidante. Pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue, tratar a diarreia e combater a inflamação relacionada com as infecções dentárias, e o acne.

Adicionar agracejos a sua dieta pode ajudá-lo a obter alguns benefícios para a saúde, mas certifique-se de consultar o seu prestador de cuidados de saúde antes de tomar espinheiro-vinheto ou berberina suplementares.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em 9 benefícios surpreendentes para a saúde do espinheiro-vinheto

Nenhum comentário:

Postar um comentário