quinta-feira, 6 de agosto de 2020

25 alimentos com fibra insolúvel e seus benefícios surpreendentes

A fibra é definido como “material dietético que contém substâncias como a celulose, a lignina e pectina, que são resistentes à ação das enzimas digestivas”. Em outras palavras, a fibra é a substância encontrada em alimentos vegetais (carboidratos), que não é metabolizado no estômago e nos intestinos, mas que passa através do trato gastrointestinal e faz parte das fezes.

As diretrizes dietéticas para os americanos estabelecem que os adultos devem aspirar a obter cerca de 14 gramas de fibras totais por dia por cada 1,000 calorias do que consomem. Infelizmente, estima-se que o norte-americano consome em média apenas cerca de metade da quantidade recomendada de fibra dietética na maioria dos dias, por causa do que comem muitos alimentos processados e grãos refinados, e não come o suficiente legumes, frutas, legumes, etc.

Por que é tão importante comer alimentos ricos em fibras? A fibra insolúvel e a fibra solúvel têm benefícios exclusivos. A fibra insolúvel é o tipo que ajuda a prevenir a prisão de ventre, limpa o trato gastrointestinal e até ajuda a proteger contra problemas graves, como o cancro colo-rectal.

O que é a fibra insolúvel?

Existem dois tipos principais de fibras:

  • Fibra insolúvel, que não se dissolve em água e deixa-se intacta e sem digerir. A fibra insolúvel pode ajudar a acelerar a passagem dos alimentos através do estômago e intestino. Também adiciona volume às fezes e pode ajudar a aliviar a prisão de ventre.
  • Fibra solúvel, que se dissolve em água, retém água e forma uma substância gelatinosa no cólon. Diminui a digestão e a absorção de nutrientes do estômago e intestino.

Quais os alimentos que são ricos em fibras insolúveis ? Alguns exemplos incluem: farelo de trigo, muitos tipos de vegetais, nozes e sementes, batatas, frutas com pele, legumes e grãos integrais . Na realidade, existem vários tipos diferentes de fibras insolúveis, que estão em vários alimentos, alguns dos quais contêm fibras de celulose e lignina.

Benefícios de saúde

1. Ajuda a prevenir e tratar a constipação

Um dos principais trabalhos da fibra insolúvel é fornecer volume nos intestinos e formar fezes, o que leva a movimentos intestinais regulares e menos prisão de ventre. A fibra insolúvel não se dissolve em água, como o faz a fibra solúvel, que ajuda a mover o material através do cólon, aumentando o volume das fezes.

2. – Retarda a absorção de carboidratos / açúcares

Se bem que a fibra se encontra em alimentos com carboidratos, não aumenta os níveis de açúcar no sangue; De fato, ajuda a diminuir a absorção de açúcar e carboidratos, o que é benéfico para estabilizar o açúcar no sangue.

Uma dieta rica em ambos os tipos de fibra também tem outros benefícios metabólicos e para a saúde, como a proteção contra a obesidade, as doenças cardiovasculares, a diabetes e a síndrome metabólica.

3. Pode ajudar no controle do apetite, e controle do peso

A fibra insolúvel, que se encontra em alimentos ricos em fibras pode ajudá-lo a se sentir completo e mantê-lo satisfeito entre as refeições. A fibra insolúvel não é tecnicamente uma fonte de calorias, já que não é digerido e permanece intacta, uma vez que se ingere.

4. Você pode ajudar a evitar problemas gastrointestinais, como diverticulose e hemorróidas

A fibra insolúvel ajuda a acelerar o movimento e o processamento de resíduos no sistema digestivo , pelo que é útil para produzir fezes regulares. Também pode ajudar a evitar os bloqueios gastrointestinais e o esforço que acompanha a prisão de ventre, o que pode levar a problemas como as hemorróidas.

Além disso, a fibra insolúvel ajuda a absorver e eliminar os subprodutos e cancerígenos do intestino, reduzindo as chances de desenvolver problemas como SIBO, diverticulose, etc.

4. Você pode ajudar o risco de desenvolver cancro colo-rectal

Os estudos descobriram que uma maior ingestão total de fibra dietética está associada com um risco significativamente menor de desenvolver cancro colo-rectal . Demonstrou-Se que dois grupos de alimentos com alto teor de fibra insolúvel, cereais integrais e frutas inteiras são especialmente protetores contra a formação de câncer de cólon.

Os pesquisadores acreditam que o aumento da ingestão de fibra pode ter efeitos de luta contra o câncer, porque conduz a uma redução dos cancerígenos fecais, o tempo de trânsito reduzido e a fermentação bacteriana da fibra em ácidos graxos de cadeia curta, que possuem propriedades anticancerígenas.

A fibra insolúvel é boa para o SII? Isso depende do tipo de SII que tem alguém, seus “gatilhos” pessoais de alimentos e os sintomas específicos de uma pessoa, como se tendem a lutar com diarreia ou prisão de ventre com mais frequência.

Fibra Insolúvel vs. A Fibra Solúvel

Qual é a diferença entre fibras solúveis e insolúveis ? O e necessita de fibra solúvel ou insolúvel, ou ambas?

Muitos alimentos que contêm fibras solúveis e insolúveis, e ambos os tipos de fibra são partes importantes de uma dieta saudável, já que está demonstrado que ambos ajudam com o controle do apetite, o controle do peso, a digestão, as fezes, o equilíbrio do colesterol, etc.

O emprego da fibra solúvel é criar um gel no sistema digestivo. Ajuda-o a juntar-se com os ácidos graxos, o que é benéfico para manter os níveis saudáveis de colesterol e a saúde do coração. A fibra solúvel também prolonga o esvaziamento do estômago, o que melhora a absorção de nutrientes, fornece saciedade depois de comer e controla a fome. A fibra solúvel também pode regular os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e o risco de problemas como a resistência à insulina ou diabetes.

A fibra solúvel é encontrada em alimentos como feijão, legumes, aveia, cevada , frutas e alguns vegetais, muitas das quais também fornecem fibra insolúvel.

Qual é o melhor para a prisão de ventre, fibra solúvel ou insolúvel?

A fibra insolúvel geralmente é melhor para prevenir a prisão de ventre, embora ambos os tipos de fibras podem ser úteis para manter-se regular e livre de problemas digestivos.

A fibra insolúvel não fermentará no intestino, mas a fibra solúvel sim fermentará no estômago, o que pode causar algum inchaço e gases. A fibra solúvel é digerida por bactérias no intestino grosso, que acabam liberando gases, o que às vezes causa muita flatulência quando se segue uma dieta rica em fibras. Por outro lado, a fibra insolúvel permanece intacta enquanto viaja através do trato gastrointestinal, o que ajuda com a prisão de ventre e também tende a produzir menos gás.

É por isso que uma dieta muito rica em fibra, às vezes, pode agravar os sintomas da SII, mas depende da pessoa. Uma vez que cada pessoa reage a vários alimentos que contêm fibras de maneira diferente, é importante aumentar gradualmente estes alimentos na dieta e também beber muita água.

Você talvez se pergunte que tipo de fibra fornecem alguns de seus alimentos favoritos? Vejamos alguns exemplos:

  • A fibra solúvel é encontrada em alimentos como o farelo de aveia, cevada, nozes, sementes, feijões, lentilhas, ervilhas e algumas frutas e legumes.
  • Como as bananas são de fibra solúvel ou insolúvel? Uma banana tem cerca de 2 a 3 gramas de fibra, a maioria dos quais é a fibra insolúvel, embora contém ambos os tipos.
  • O arroz é uma fibra solúvel ou insolúvel? Uma xícara de arroz integral tem em torno de 3 a 4 gramas de fibra, quase toda insolúvel.
  • O espinafre e alface são fibras solúveis ou insolúveis? As folhas verdes escuras são uma grande fonte de fibra insolúvel. Uma xícara de espinafre cozidas tem cerca de 6 gramas de fibra, dos quais cerca de 5 são de fibra insolúvel.

Lista de alimentos com fibra insolúvel

A seguir são apresentados alguns dos principais alimentos com fibra insolúvel :

  1. Farelo de trigo, gérmen de trigo
  2. Farelo de aveia
  3. Feijão, lentilhas e legumes de todos os tipos (feijão preto, grão de bico, edamame, ervilhas, lima, azul-marinho, branco, etc.)
  4. Frutas como amoras, mirtilos, framboesas, morangos, etc.
  5. Grãos integrais, especialmente cevada, quinua, sorgo, milheto, amaranto, aveia e centeio.
  6. Nabos
  7. Ervilhas verdes
  8. Quiabo
  9. Espinafre
  10. Rabanetes
  11. Nabo sueco
  12. Coco (flocos ralados ou farinha)
  13. Cacau
  14. Maçãs com pele
  15. Peras com pele
  16. Sementes de linho
  17. Abacate
  18. Sementes de girassol
  19. Batatas e batatas
  20. Damascos secos, ameixas, passas, tâmaras e figos
  21. Amêndoas
  22. Nozes
  23. Massas e pães integrais (100%)
  24. Maracujá
  25. Pipoca

Opções de suplemento e dosagem

Quanta fibra insolúvel você deve consumir por dia? Atualmente, não há uma ingestão diária recomendada de fibra estritamente insolúvel, mas fibra total. A ingestão recomendada de fibra total (combinado solúvel e insolúvel) para adultos de 50 anos, mais ou menos é de 38 gramas por dia para homens e de 25 gramas por dia para as mulheres.

Os adultos maiores de 50 anos podem lutar contra a indigestão se consomem muita fibra, pelo que se recomendam em torno de 30 gramas para os homens e de 20 a 25 gramas para as mulheres por dia, mas comer mais não é algo ruim, se não causa nenhum problema.

As etiquetas dos alimentos, geralmente, mostram-se os gramas total de fibra por porção, e não apenas os gramas de fibra insolúvel. Isso pode dificultar saber exatamente que quantidade de cada tipo de fibra que está consumindo; no entanto, o objetivo real deve ser comer uma variedade de alimentos ricos em fibra, em vez de se concentrar demasiado em todos os números.

Se bem que é ideal para obter fibras dos alimentos integrais, os suplementos de fibra são uma opção para as pessoas que podem se beneficiar de obter ainda mais fibra insolúvel, como para ajudar a prevenir a prisão de ventre. Na forma de suplemento, a fibra é extraída de naturais, como a casca de psyllium , para formar uma dose concentrada. Cada produto de fibra tem uma resistência diferente, por isso siga sempre as instruções cuidadosamente, começando com uma dose mais baixa e aumentar, se necessário, enquanto bebe muita água.

Se tiver diarreia, tenha em conta o que é melhor, com um suplemento de fibra solúvel que contém fibra insolúvel.

Riscos e efeitos colaterais.

A fibra insolúvel é ruim para você? Se você está propenso a diarreia ou fezes soltas, talvez porque sofre de uma doença inflamatória intestinal ou SII, então, comer muita fibra insolúvel pode causar desconforto e piorar os sintomas. Tenha cuidado ao aumentar a ingestão de fibra insolúvel se tem doença celíaca ou é intolerante ao glúten.

Se você mudar sua dieta para incluir mais alimentos ricos em fibra insolúvel, e, em seguida, nota fezes soltas ou outros problemas gastrointestinais, é uma boa idéia para reduzir a quantidade de fibra que consome e também mencionar isso ao seu médico para Receber os seus conselhos. É possível que também queira seguir uma dieta de eliminação para determinar que tipos de alimentos ricos em fibra ou FODMAP são problemáticos para você.

Também deve certificar-se de beber muita água quando você siga uma dieta rica em fibra, já que a água ajuda a fibra para fazer o seu trabalho corretamente.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em 25 alimentos com fibra insolúvel e seus benefícios surpreendentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário