sábado, 19 de setembro de 2020

Alergia a quinoa: sintomas, causas e tratamento

Alergia a quinoa: sintomas, causas e tratamento 1

Tenho alergia a quinoa?

A quinoa é uma semente sul-americana deliciosa e popular. Também é conhecido como pseudocereal, com um sabor e propriedades semelhantes a grãos comuns. Muitas pessoas consideram que a quinoa é um superalimento imprescindível, pois contém fibras , proteínas , água e hidratos de carbono .

A quinOa também é baixa em sódio e alta em cálcio , potássio e ferro , por isso é uma parte saudável e nutritiva de qualquer dieta.

Mas, para algumas pessoas, comer quinoa pode causar dor de estômago, erupções cutâneas, urticaria e outros sintomas de alergias alimentares. A semente e a sua cobertura contêm o composto saponina, que poderia causar esses sintomas.

Se você é alérgico a quinua ou sensível a saponina, não significa que você tenha que perder receitas saborosas. Você pode lavar a quinua para remover o revestimento ou substituí-lo por outros grãos saudáveis.

Os sintomas de uma alergia a quinua

Se tem alergia ou intolerância a quinoa, você pode experimentar:

  • inflamação da pele, pulmões e trato digestivo
  • sintomas semelhantes à asma, como a pieira , dificuldade para respirar , tosse ou aperto no peito
  • comichão
  • eczema
  • urticária
  • enjoo
  • vómitos
  • Diarreia
  • dores de estômago

Assim como com qualquer alergia, pode ter uma reacção alérgica grave ao comer quinoa. Esses sintomas podem incluir:

  • frequência cardíaca elevada
  • pele pálida
  • pressão arterial baixa
  • Hichazon facial
  • incapacidade para respirar

Alergia a saponina

Algumas pessoas relataram que desenvolvem uma intolerância ou alergia a quinua depois de comê-lo durante um tempo. Isso geralmente se deve a saponina, um químico que se encontra no revestimento de quinoa.

A pesquisa encontrou que pode ajuda a reduzir os riscos de câncer Trusted Source. Os sintomas de alergia ou de intolerância também podem desenvolver-se em resposta à proteína ou oxalatos que se encontram na semente de quinoa.

A saponina é uma substância amarga e em detergente suave que protege a planta de quinua dos ataques de fungos e insetos. Também contém toxinas que podem causar irritação e outros problemas em algumas pessoas. Se bem que o nível de toxicidade é baixa, algumas pessoas podem ser sensíveis a este composto.

Se você é alérgico a saponina, você ainda pode incluir a quinua em sua dieta sempre que lavar bem as sementes. Mergulhe a quinua, durante pelo menos 30 minutos e enjuáguela várias vezes antes de ser cozida. Isso ajudará a remover o revestimento natural, que contém saponina.

Alimentos a evitar e substitutos de quinua

Se tem alergia à quinoa, você deve ter cuidado com os pratos que incluem quinua e qualquer alimento de reação cruzada para evitar os sintomas. Você pode substituir a quinua com muitos outros grãos saudáveis.

Alimentos de reação cruzada

A quinua pertence à mesma família que o espinafre, beterraba e acelga. Isto significa que, uma vez que estão relacionados, você pode experimentar reacções alérgicas semelhantes a quinua que com uma alergia das acelgas.

Os alimentos que devem ser evitados

Evite comer quinoa e alimentos feitos de quinua se você é alérgico à semente. Estes alimentos incluem certas farinhas, sopas, cereais para o pequeno-almoço ou pratos combinados como o pilaf.

Se a saponina é a culpada, a lista de alimentos a evitar cresce. A saponina se encontra em outros alimentos que incluem:

  • grão de bico
  • soja
  • sementes de amaranto
  • legumes como amendoim, feijão e feijão branco

Pode ser difícil remover esses alimentos da sua dieta. Tente controlar as suas reacções quando comer alguns grãos ou sementes para decidir se é algo que você quer evitar por completo ou tentar manipular.

Substitutos de alimentos

Se você não pode comer quinoa, há muitas alternativas para a semente que lhe darão a nutrição que precisa e o sabor que você deseja. Você pode escolher um clássico como o cuscuz ou experimentar outros grãos que tenham um golpe saudável.

Trigo

O trigo sarraceno é versátil e delicioso, mas o nome pode enganar. O trigo sarraceno não está na família do trigo.

Este grão de terra é nutritivo e revitalizante. Tem uma maior concentração de fibra e proteína da quinua. Você pode usar trigo para fazer biscoitos com gotas de chocolate, waffles de limão, parfait noturno, crepes salgados e até mesmo risoto cremoso.

Milho

O milho é um grupo de grãos sem glúten conhecidos por suas propriedades saudáveis. Os quatro tipos diferentes de milho comumente cultivados em todo o mundo incluem:

  • milheto pérola
  • milho foxtail
  • milho proso
  • milho dedo

O milho pérola é o mais amplamente produzido. O milho pérola é rico em carboidratos e antioxidantes, mas tem a metade do conteúdo de fibra da quinua. Você pode usar o milho para o purê de batatas com couve-flor cremosa, o bolo de maçã com passas de uva ou como um toque de arroz pegajoso.

Cevada

A Associação Americana de Diabetes (ADA) considera que a cevada perlada é um superalimento para a diabetes porque o grão inteiro é cheio de fibras e potássio. A cevada também tem menos gordura que a quinua.

Seu sabor a noz faz com que a cevada seja perfeito para qualquer prato. Existe a clássica sopa de carne e cevada, é claro, mas também pode ser aventureiro com o grão.

Assim como o trigo, a cevada é ideal para o risoto. Você também pode fazer uma salada de beterraba dourada e cevada com acelgas para uma deliciosa refeição de temporada.

Grão de trigo

As bagas de trigo é o grão de trigo inteiro. Tem a mesma quantidade de proteína que a quinua, mas menos da metade da gordura. As bagas de trigo também está cheia de fibra. Tem um sabor a noz e robusto que é delicioso em saladas.

Misture com cerejas, frango e nozes para uma salada saudável. Ou, mézclelo com atum e azeitonas para pular no verão.

Freekeh

Os amantes de comida consideram que o freekeh é o próximo super grão quente. Um grão tradicional do Médio Oriente, o freekeh é trigo verde jovem que brindado a fogo aberto. Também é uma excelente fonte de fibra e proteína.

Você pode usar o grão de terra em uma salada de grão-de-bico e ervas. Você também pode usá-lo em uma sopa de curry com batatas e couve.

Buscando ajuda

Assim como com qualquer outra alergia alimentar, pode ter uma reacção ligeira a grave depois de comer quinoa. Se você tem uma alergia grave, pode correr o risco de sofrer um choque anafilático .

Consulte o seu médico imediatamente se tiver uma reacção alérgica a quinua.

Se se trata de uma reação menor, o seu médico provavelmente irá receitar um anti-histamínico oral. Se tiver uma reacção grave, vá imediatamente para a sala de emergência. Uma reacção alérgica grave requer uma injeção de epinefrina ou EpiPen.

Resumo

Se tem alergia a quinua, é melhor removê-la da sua dieta para evitar futuras respostas alérgicas. Se bem que as reações alérgicas menores são mais fáceis de manusear, as reações graves podem ser fatais.

Se tem intolerância a saponina somente, pode manter a quinoa como parte de sua dieta sempre que lavar bem os grãos.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em Alergia a quinoa: sintomas, causas e tratamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário